SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue70Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008).Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

CHRISPINO, Alvaro  and  SANTOS, Tais Conceição dos. Política de ensino para a prevenção da violência: técnicas de ensino que podem contribuir para a diminuição da violência escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.70, pp.57-80. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho focaliza o conflito escolar como fruto da massificação da escola, que permitiu o ingresso de estudantes com diferentes origens, valores e culturas, na concretização do direito de uma escola para todos. A manifestação do conflito surge da diferença não trabalhada pela escola. Indica os movimentos realizados no campo das políticas educacionais e os esforços para definir e implantar uma escola pacífica e uma aula pacífica. Apresenta três técnicas de ensino que contribuem para a diminuição da violência escolar com seus fundamentos e possíveis variações.

Keywords : Mediação de Conflito Escolar; Ensino e Mediação de Conflito; Prevenção da Violência Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )