SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue77Fatores associados ao desempenho escolar em Português: um estudo multinível por regiõesTrajetória do sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado do Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

JIMENEZ FERNANDEZ, Carmen  and  BAEZA DELGADO, María de los Ángeles. Factores significativos del rendimiento excelente: PISA y otros estúdios. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.77, pp.647-676. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho se centra em três pesquisas sobre alunos com rendimento excelente. O estudo de PISA Top of de class, que analisa os fatores subjacentes ao rendimento excelente de alunos entre 15 e16 anos; o estudo de uma amostra de alunos espanhóis que obtiveram o Premio Extraordinário de Ensino Médio e um terceiro estudo sobre alunos que obtiveram Bolsa de Excelência para estudar na Universidade de Madrid. Chega-se à conclusão que embora a procedência social não seja determinante, a maior parte dos alunos com rendimento excelente procedem de ambientes culturalmente favorecidos, ainda que o centro escolar exerce maior influência que a classe social; a quantidade de horas semanais que o currículo dedica ao ensino das disciplinas fundamentais e a quantidade de horas que o aluno dedica ao estudo são fatores importantes do rendimento excelente; os centros com melhor rendimento atraem mais aos alunos com rendimento excelente e, por sua vez, há mais alunos com rendimento excelente nos centros mais elitistas; no estudo de PISA não há diferenças de gênero, no Ensino Médio e na Universidade persistem redutos sexistas.

Keywords : Fatores do Rendimento Excelente; Escola e Rendimento Excelente; Esforço e Rendimento Excelente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )