SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue79A construção de um referencial teórico sobre a avaliação de desempenho de programas de capacitação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

COSTA, Jorge Adelino  and  FIGUEIREDO, Sandra. Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp.183-202. ISSN 0104-4036.

O reconhecimento da influência da liderança no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar daí informação pertinente para melhorar as respostas educacionais. A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associado à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares. Com base numa incursão por documentos institucionais, bem como por dados de relatórios da OCDE, apresentamos uma síntese de quadros de referência para a liderança nas escolas em vários países. Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de liderança escolar tidas como positivas, que organizámos em seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem (liderança instrucional/pedagógica); relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos.

Keywords : Liderança Educacional; Quadros de Referência; Gestores Escolares; OCDE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )