SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue81El reglamento escolar como eje de análisis de la convivencia en la escuela author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MILICIC, Neva; ALCALAY, Lidia; BERGER, Christian  and  ALAMOS, Pilar. Aprendizaje socioemocional en estudiantes de quinto y sexto grado: presentación y evaluación de impacto del programa BASE. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.81, pp.645-666. ISSN 0104-4036.

O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de impacto de um programa para favorecer o bem-estar e a aprendizagem socioemocional em estudantes de quinta e sexta série de Ensino Fundamental: o programa BASE. Por meio de uma revisão teórica da aprendizagem socioemocional se fundamenta a ênfase do programa no desenvolvimento de vínculos interpessoais de qualidade e o desenvolvimento das competências necessárias, integrando fatores de desenvolvimento individual e do contexto que favorece o mencionado desenvolvimento, assim como a geração de comunidades sadias e nutritivas. Para avaliar o impacto do programa foi utilizado um desenho quase-experimental do tipo pre-post com grupo controle. Os resultados mostraram um impacto significativo positivo do programa na autoestima, integração social, e na percepção do clima escolar dos estudantes que participaram, quando comparados com o grupo controle. Foram discutidos os resultados do programa e suas possíveis implicações para o desenvolvimento de intervenções nesse campo.

Keywords : Aprendizagem Socioemocional; Bem-Estar; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )