SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue87The complex logic of evaluationDifferentiated effects of pedagogical practices on the learning of reading abilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

PITON-GONCALVES, Jean  and  ALUISIO, Sandra Maria. Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional com propósitos educacionais: princípios e métodos

Este artigo teve origem na Tese de Doutorado de Jean Piton-Gonçalves, intitulada “Desafios e perspectivas da implementação computacional de testes adaptativos multidimensionais para avaliações educacionais”, defendida no ICMC/USP, em 2012.

. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.389-414. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100016.

O Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional (MCAT), baseado na Teoria de Resposta ao Item Multidimensional (MIRT), considera as múltiplas habilidades do examinado em testes educacionais. Nesse contexto, o presente artigo: (i) traz subsídios teóricos e metodológicos sobre MCATs com propósitos educacionais e (ii) aborda vantagens e desvantagens da aplicação em cenários educacionais. A revisão da literatura aponta que o MCAT é adequado para testes computadorizados com múltiplas habilidades, administrando um número menor de itens do que os testes tradicionais.

Keywords : Teste Adaptativo Multidimensional; Teoria de Resposta ao Item Multidimensional; Teste Adaptativo; Avaliação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )