SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90Researchers’ formation in education in Brazil, the role of agencies and basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira  and  MANCINI, Silvana Gomes. Educação Integral no Brasil: potencialidades e limites em produções acadêmicas sobre análise de experiências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.225-248. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100010.

O objetivo do artigo é apresentar resultados de mapeamento de publicações da área da Educação sobre experiências de educação integral em âmbito nacional, do período 2007- 2012. Os descritores “educação integral”, “análise de experiências” e similares permitiram selecionar 22 artigos em onze periódicos dos extratos A e B. Os conteúdos organizados em categorias temáticas evidenciaram uma tendência em concepções de educação integral como assistencialismo a crianças e adolescentes das camadas populares; quanto a modelos de funcionamento, a discussão não se esgota na relação tempo-espaço, pois implica pensar formação de professores, integração de novos atores na equipe de trabalho, mudanças estruturais na organização e funcionamento das escolas; a integração das ações nos planos curriculares, com base nos fundamentos políticos-pedagógicos requer a identificação de espaços não escolares no desenvolvimento de jornada ampliada e na articulação de outros saberes fora da escola; por fim, ainda se mostra incipiente a avaliação de impactos dessas ações.

Keywords : Políticas públicas; Jornada escolar ampliada; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )