SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue91School management external assessment of Rio de Janeiro state’s the “Programa Nova Escola”: a reflective study on its first performance cycle (2000–2003), after 15 years of its implementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

VAILLANT, Denise  and  ZIDAN, Eduardo Rodríguez. Práticas de liderança para a aprendizagem na América Latina. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.253-274. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200001.

Os sistemas educacionais latino-americanos sofreram transformações importantes nas últimas décadas. No entanto, isto pouco incidiu nos resultados de aprendizagens devido, entre outros fatores, ao papel dos diretores. Tudo indica que os resultados de aprendizagem melhoram onde há liderança pedagógica e onde existe orientação e intervenção dos diretores no desenho curricular a ser aplicado. Este artigo se baseia no Relatório 2012 para os oito países da América Latina que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ou Relatório PISA: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai. São analisadas, em particular, as opiniões dos diretores com relação à dimensão “curriculum, políticas e práticas escolares”. Os resultados demonstram uma realidade diversa e heterogênea em relação às práticas de liderança nos países em questão. Dos principais resultados do estudo corresponde salientar que em muitos países os diretores não baseiam suas práticas em uma formulação precisa e por escrito de padrões para a melhoria da aprendizagem. Além disso, tudo indica que a promoção de confiança e autoconfiança nos professores por parte dos diretores é excepcional. Uma percentagem importante de diretores não utiliza a pesquisa na adoção de decisões.

Keywords : Liderança pedagógica; América Latina; PISA 2012; Diretores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )