SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue91Institutionalization the challenges of higher education in distance mode: the vision of managers of a federal universityInclusive education: implications of the translations and interpretations of the Salamanca Statement in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

PESTANA, Maria Helena  and  PARREIRA, Artur. Estudantes universitários: sensibilidade para os fatores da sustentabilidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.337-358. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200004.

O artigo analisa a sensibilidade dos estudantes universitários aos fatores de sustentabilidade, incluindo a percepção da gestão de recursos humanos como fator de sustentabilidade. Como enquadramento conceptual, abordam-se as perspectivas do construto, desde a conferência das Nações Unidas em 1972, em Estocolmo, até realizações e reflexões na contemporaneidade. A pesquisa entre estudantes universitários foi desenvolvida em duas linhas: o estudo da sua representação da sustentabilidade; e a sua avaliação dos princípios e práticas de gestão de pessoas como fator de sustentabilidade. A pesquisa utilizou um questionário do tipo diferencial semântico e o grupo focal para a coleta de dados, de forma a complementar o tratamento quantitativo dos dados com uma visão mais qualitativa e compreensiva. Os resultados da pesquisa consolidam a ideia de que é interessante utilizar o conceito de sustentabilidade em associação com os níveis de complexidade do contexto; mostram que os estudantes de Gestão de Recursos Humanos estão bem informados sobre o tema e que estão motivados para levar as empresas a adotar práticas sustentáveis na gestão dos recursos humanos.

Keywords : Emprego; Trabalho; Complexidade; Responsabilidade Social; Sustentabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )