SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue96The evening education in the Universidade Federal da Bahia: students’ perceptionContinuing education programs for literacy teachers: concepts and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia. Darcy Ribeiro e UnB: intelectuais, projeto e missão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.584-608.  Epub June 09, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500939.

A história da Universidade de Brasília (UnB), desde sua concepção original, lutas por sua implantação e o golpe sofrido em 1964, tendo seu campus invadido por tropas militares, é recordada para somar ao debate sobre os intelectuais públicos brasileiros que, nos anos 1950 e 1960, abraçavam um certo projeto de nação que via na educação e na ciência suas forças constitutivas. Faço uso da categoria Intelligentsia de Mannheim, que fortalecia o argumento do intelectual engajado no planejamento social com vistas às necessárias mudanças. Darcy Ribeiro é um deles. Mediante ainda as noções de “projeto” e “missão”, tento explicar aquela que também poderia ser chamada “geração da utopia”, sendo a UnB um dos projetos em curso que nascia dentro de um “campo de possibilidades” abruptamente modificado. Revisitar a missão contida na UnB, atualizando-o em razão de inéditos “campos de possibilidade”, talvez seja uma tarefa necessária ao debate educacional hoje.

Keywords : Darcy Ribeiro; Intelectuais; Universidade; UnB; Campo de possibilidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )