SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue99Design and construction of an evaluation instrument of mathematical competence: Practical applicability of an expert assessmentThe networks of Integral Education in the Federal District from the perspective of school administration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

EYNG, Ana Maria; MOTA, Glaucio Luiz; PINTO, Mônica Luiza Simião  and  SEHN, Cleumir. O direito à diversidade na via da interculturalidade no currículo escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-24.  Epub Feb 08, 2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601412.

No presente texto, problematizamos o direito à diversidade no currículo, considerando-o como um percurso de constituição identitária e de garantia de direitos, mediante práticas que dialoguem com a igualdade e a diferença via interculturalidade. O método dialético pauta o estabelecimento da relação dialógica entre traços de estudos teóricos, de políticas públicas e de percepções de sujeitos do currículo na perspectiva dos estudos culturais. Nesse intuito, trazemos as vozes de estudantes e de professores sobre um dos traços da diversidade, as religiosidades. Historicamente, trata-se de temática fonte de acirradas disputas, embora seus propósitos sejam de conciliação. Os resultados apontam a permanência do desafio da efetivação do direito à diversidade no currículo, cuja superação requer luta pelos princípios democráticos, pela via da interculturalidade capaz de promover a participação e o reconhecimento, da igualdade e da diferença. Portanto, a garantia do direito à diversidade requer a prática de uma pedagogia que favoreça o acesso às fronteiras no terreno contestado do currículo, por meio de negociações culturais justas.

Keywords : Currículo; Diversidade cultural; Interculturalidade; Garantia de direitos; Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )