SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue100Violence in schools: what are the lessons for teacher education?The internationalization through the Special Visiting Researcher Fellowship Science without Borders Program of CNPq author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira; SILVA, Marjorie Cristina Rocha da; CASARIN, Sonia  and  DORIGHELLO, Letícia de Sousa. Concepções e ações de professoras sobre propostas de um programa de educação integral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.780-800. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601204.

O objetivo deste trabalho foi identificar concepções e ações de professores em relação a um programa de educação integral. Foram analisadas respostas de 11 professoras de Ensino Fundamental I, de uma rede municipal de ensino, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista e questionários sociodemográficos. A análise de conteúdo, com apoio no software Iramuteq, evidenciou a contribuição socializadora da educação integral para a educação formal; as dificuldades de integração entre os professores dos dois currículos; as tentativas de aproximar os pais e a ausência da noção de comunidade; o reconhecimento da importância das atividades não formais e lúdicas; o uso da motivação e interesse do aluno pelas atividades das oficinas como condicionantes da frequência na sala de aula; a predominância da visão assistencialista. Sugere-se a ampliação de pesquisas, o investimento na formação de professores, visando à melhor compreensão e à atuação em programas articulados e planejamento de políticas públicas.

Keywords : Jornada escolar ampliada; Formação de professores; Ensino Fundamental; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )