SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue103A solution to the divergence of different standards in SAEBThe conditions of democratic administration in Brazilian public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de  and  FERREIRA, Andrea Tereza Brito. Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.250-270.  Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701617.

Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as mudanças nos critérios de avaliação dos livros didáticos de alfabetização submetidos a diferentes edições do PNLD e como tais mudanças influenciaram na produção e no uso que os professores fazem desse material. Como metodologia, realizamos análise documental de fichas de avaliação e resenhas presentes em guias do PNLD e entrevistas com 24 docentes que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que as mudanças nos livros de alfabetização se relacionam às mudanças nos critérios de avaliação, e que os professores têm usado os livros de alfabetização por meio de diferentes estratégias.

Keywords : PNLD; Livro didático; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )