SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue104How the access to education dispels the myth of racial democracySocial Educators and the Networked Society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de; LIRA, Adriana  and  SOARES, Iomar Pirangi. Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.499-520.  Epub July 02, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701552.

Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.

Keywords : Universidade; Violência; Exclusão; Silêncio; Liberação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )