SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue104Young university students silent in the world of information: cases of liberationSchool trajectories of high school students of public schools in the municipality of Sao Leopoldo, RS: school performance, profile and characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GONZALEZ, Marcos Cabezas  and  MARTIN, Sonia Casillas. As Educadoras e os Educadores Sociais perante a Sociedade rede. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.521-542.  Epub July 02, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701360.

Este artigo apresenta os resultados duma investigação cuja intencão é a de identificar o grau de competência digital autopercebida pelos futuros Educadores Sociais, centrándose nas dimensões de conhecimento, manejo, atitude para as TIC e na variável de género, como base fundamental para o desnvolvimento profissional deles e delas na Sociedade rede. A metodologia empregada inclui-se dentro das denominadas ex-post-facto, é de tipo quantitativo e utilizou-se a técnica do questionário on-line para a colheita da informação. As análises levadas a cabo foram de tipo descritivo, inferêncial e correlacional. Com os resultados obtidos, podemos concluir que as Educadoras e os Educadores Sociais não estam preparados para educar na Sociedade rede.

Keywords : Sociedade rede; Tecnologias da Informação e a Comunicação; Competência digital; Educação Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )