SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue104What has changed in the educational performance of Federal Institutes of Brazil? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CARVALHO, Olivia; LOBO, Cristina Costa; MENEZES, Jose  and  OLIVEIRA, Belkis. O valor das práticas de educação parental: visão dos profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.654-684.  Epub July 02, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701653.

Com a redução da disponibilidade do apoio comunitário e da família alargada tradicional, por um lado, e das dificuldades associadas aos problemas atuais por outro, a Educação Parental (EP) surge como um campo emergente, fundamental para a resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Este artigo associa a formação dos profissionais deste campo, com a importância que estes atribuem às respetivas práticas. A amostra deste estudo é constituída por 180 profissionais a exercerem nesta área. Os participantes foram interrogados sobre a sua formação, através do questionário “Caracterização dos Profissionais/Dinamizadores de Programas de Educação Parental”, e sobre a importância atribuída às práticas de qualidade, com recurso ao questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Os resultados revelam que a formação de nível avançado constitui um fator relevante na valorização das práticas de EP, por parte dos profissionais, o que implica a necessidade de uma resposta contingente das instituições de ensino superior. São analisados e discutidos os resultado, assinalando a sua pertinência para a intervenção na área.

Keywords : Parentalidade positiva; Educação parental; Formação superior de Educadores Parentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )