Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
COELHO, Silvia Regina dos Santos and GOMES, Candido Alberto. Algo de novo sob o sol no Ensino Médio: um estudo de caso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.8-24. Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702142.
O presente artigo relata um estudo de caso realizado numa escola média, que há dezessete anos implantou oficinas de aprendizagem, com interseriação e interdisciplinaridade, bem como o ensino a distância complementar. O estabelecimento, num bairro periférico de Curitiba, Brasil, mantém acordos para que seus alunos, optativamente, cursem o ensino técnico no contraturno. A metodologia, de natureza quali-quantitativa incluiu análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas com diretores, orientadores, professores e alunos e aplicação de questionários a amostras de conveniência de docentes e discentes. Os resultados evidenciam que, atendendo às expectativas sociais, a Escola investigada se tornou publicamente diferente pelas suas metodologias e pelo êxito ao conciliar a preparação para os estudos superiores e o curso técnico. A avaliação contínua e a recuperação paralela reduzem a reprovação e o abandono a níveis mínimos. A imagem organizacional predominante é a da escola como empresa, com componentes do modelo burocrático, para enquadrar as inovações nos moldes oficiais, e a imagem da escola como cultura. Discutem-se implicações destas imagens organizacionais.
Keywords : Ensino médio; Política educacional; Projeto educacional; Ensino-aprendizagem; Escola como organização formal.