SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue107What do children know upon entry to pre-school in Rio de Janeiro?Pedagogical conditions for the formation of senior preschool children’s foreign language competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

OLVERA, Adriana Carro  and  GUTIERREZ, José Alfonso Lima. Política educacional, violência e convivencia escolar. A experiência em duas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.314-334.  Epub Mar 23, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701955.

Diante dos resultados ineficazes demonstrados pela abordagem corretiva para enfrentar o fenômeno da violência escolar, surgiram propostas orientadas à prevenção, demostrando que é melhor prevenir as condutas antissociais do que corrigi-las. Nesse contexto, a questão da convivência escolar foi registrada como uma ferramenta de trabalho bem recebida pela academia e pelas instituições no México. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi identificar a política educacional orientada ao desenvolvimento da convivência em duas escolas com contextos diferentes da Educação Básica do Estado de Tlaxcala, México. O método de trabalho consistiu em duas etapas: 1) diagnóstico da situação de violência escolar e 2) a identificação da implementação de uma política para convivência escolar. Os resultados demonstraram situações de violência e distintas estratégias implementadas onde os docentes e os diretores são identificados como atores vertebrais da política educacional proposta.

Keywords : Política educacional; Convivência escolar; Escola; Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )