SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue107Monitoring and assessment of assistance to the university student: the case of the University Residence Program of the Federal Rural University of PernambucoMain international academic rankings: the case of Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

FERNANDES, Alex de Oliveira  and  GOMES, Suzana dos Santos. Entre o discurso e a prática docente: interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.386-406.  Epub Mar 23, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801613.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.

Keywords : Políticas Públicas; Avaliação Educacional; Avaliação Externa; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )