SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue108Law n. 13,415 and changes in the workload and curriculum of High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

OLIVEIRA, João Batista Araujo e; GOMES, Matheus  and  BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.555-578.  Epub July 01, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885.

Paralisadas pelo pânico decorrente da pandemia provocada pela Covid-19, o fechamento das escolas trará consequências para a aprendizagem dos alunos. Este artigo examina situações de paralisação, uso do tempo e impacto de tecnologias no desempenho escolar. O exame das evidências sugere como pouco promissoras as estratégias de aumento intensivo de tempo ou recurso a tecnologias. Caminhos mais promissores estariam associados a diagnósticos, intervenções estruturadas mais adequadas ao perfil dos professores, melhor aproveitamento do tempo, uso judicioso dos deveres de casa, redução do absenteísmo e tutoria intensiva de alta qualidade focada nos alunos de maior risco.

Keywords : Covid-19; Interrupção do Calendário Escolar; Educação Baseada em Evidências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )