SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue108Multiple imputation in big identifiable data for educational research: An example from the Brazilian education assessment systemVisual impairment: legal and theoretical paths of inclusive school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

DIEZ, Lorenzo Pérez  and  FERNANDEZ, Carmen Jiménez. A resposta educativa aos alunos mais capazes nos planos de atenção à diversidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.642-661.  Epub July 01, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702024.

A atenção à diversidade é um princípio básico do sistema educativo espanhol e a sua finalidade é dar resposta às necessidades dos alunos que o frequentam. Nesta diversidade, os alunos com altas habilidades vão ganhando certa visibilidade no diagnóstico e na intervenção. A normativa nacional estabeleceu o Plano de Atenção à Diversidade (PAD) como o instrumento básico para planejar, implementar e avaliar as medidas de atenção à diversidade dos diferentes grupos, entre eles, o dos alunos mais capazes. Pela técnica de análise de conteúdo, esta colaboração analisa os PAD numa amostra de estabelecimentos escolares da província de Palencia, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão. Conclui que nos referidos planos, a presença de medidas educativas destinadas aos mais capazes é nula ou puramente testemunhal, não ultrapassando as regulamentações nas quais se fundamenta, pelo que se verifica ser necessário desenvolver esses planos na prática educativa real.

Keywords : Altas habilidades; Identificação; Intervenção educativa; Plano de atenção à diversidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )