SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue109Chinese Higher Education: The role of the economy and Projects 211/985 for system expansionDesign and validation of an instrument for the evaluation of digital competence in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MAGALHAES, Nara Maria Emanuelli  and  RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.909-931.  Epub Apr 15, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801814.

Este artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação.

Keywords : Cultura Interna; Autoavaliação; Avaliação Externa; Cultura de Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )