Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
RESTREPO-PALACIO, Sonia and CIFUENTES, Yasbley de María Segovia. Desenho e validação de um instrumento para avaliação da competência digital no Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.932-961. Epub Apr 15, 2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801877.
O objetivo é apresentar os resultados do desenho e validação do instrumento “Campus Digital”, que avalia o nível de desenvolvimento da competência digital em estudantes do Ensino Superior. Baseia-se na estrutura conceitual da competência digital e na revisão de instrumentos para diagnosticar o nível de desenvolvimento nessa população. Um questionário de 25 perguntas foi elaborado e aplicado a 1.022 estudantes de graduação em 2017. Com o método dos Mínimos Quadrados, a validade do instrumento foi demonstrada e, com o coeficiente de correlação de Pearson, mostra-se que as dimensões da competência digital são independentes. Na análise dos itens, evidenciou-se desempenho adequado do instrumento, uma vez que 66,7% dos itens atingiram uma média superior à metade do peso atribuído a cada item, com melhor desempenho na dimensão Cidadania Digital (88,9%) e o de menor desempenho na dimensão tecnológica. Neste último, pode-se atribuir que a análise das questões mostrou limitações no índice de dificuldade e discriminação.
Keywords : Competência digital; Alfabetização digital; Ensino Superior; Desenho do instrumento; Validação de instrumentos.