SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue109School performance: a comparative study between rural and urban students in a public school of PiauíThe principles of complexity and their contribution to the teaching process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VANDEYAR, Thirusellvan. Uma janela para as práticas de TIC dos professores: discernimento entre o ensino e a complexa ciência da pedagogia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.982-1011.  Epub May 08, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802388.

Usando a noção de Loughran sobre a complexidade do ensino, este estudo se propôs a explorar como os professores usavam a tecnologia da informação e comunicação (TIC) em suas práticas em sala de aula. O estudo é baseado em métodos de pesquisa qualitativa. A captura de dados incluiu uma mistura de entrevistas semiestruturadas, observações e análise de documentos. Os dados foram analisados usando métodos de análise de conteúdo. Os resultados foram quádruplos. Primeiro, pequenos grupos de professores inovadores mudaram sua pedagogia. Segundo, as crenças dos professores sugerem uma compreensão (errônea) de seu ensino induzido pelas TIC, que eles perceberam como pedagogia modificada, mas, na realidade, apenas mudaram seu modo de repassar o currículo. Terceiro, a maioria dos professores parecia reposicionar sua prática, usando a tecnologia para facilitar as demandas de um currículo com roteiro, simplesmente mudando sua forma de ensinar. Quarto, a aprendizagem da observação de professores é perpetuada ainda mais por meio de treinamento em serviço que não promove mudanças pedagógicas experienciais.

Keywords : TIC; Pedagogia; Ensino; Aprendizagem experimental; Agentes de mudança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )