SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue109A window to teachers’ ICT practices: Discerning between teaching and the complex science of pedagogyThe Municipal Plans of Education of the State of Rio de Janeiro: a mapping of goals, strategies and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GARCIA, Alex Estrada. Os princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.1012-1032.  Epub Apr 15, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801893.

O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.

Keywords : Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )