SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue109The principles of complexity and their contribution to the teaching processReuni program and performance of brazilian Ifes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo  and  MORGAN, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.1033-1053.  Epub Apr 24, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802120.

Este artigo decorre de uma pesquisa realizada com os Planos Municipais de Educação de 89 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A partir da abordagem do ciclo de políticas e da análise de conteúdo dos textos legais, foram selecionadas as categorias analíticas Gênero, Educação em Tempo Integral e Qualidade, buscando-se entender como as mesmas eram retratadas nos planos e que filiações ideológicas as amparavam. Ao se analisar o contexto da produção de textos e seus desdobramentos, buscou-se uma perspectiva crítica acerca da função do planejamento de políticas educacionais.

Keywords : Plano Municipal de Educação; Ciclo de Políticas; Rio de Janeiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )