Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo and MORGAN, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.1033-1053. Epub Apr 24, 2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802120.
Este artigo decorre de uma pesquisa realizada com os Planos Municipais de Educação de 89 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A partir da abordagem do ciclo de políticas e da análise de conteúdo dos textos legais, foram selecionadas as categorias analíticas Gênero, Educação em Tempo Integral e Qualidade, buscando-se entender como as mesmas eram retratadas nos planos e que filiações ideológicas as amparavam. Ao se analisar o contexto da produção de textos e seus desdobramentos, buscou-se uma perspectiva crítica acerca da função do planejamento de políticas educacionais.
Keywords : Plano Municipal de Educação; Ciclo de Políticas; Rio de Janeiro.