SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue110Adaptation of students to the university environment: a case study in undergraduate courses at the Federal University of CearáThe Science without Borders program and the systemic failure in the public policy cycle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GARCIA-PERALES, Ramón; JIMENEZ-FERNANDEZ, Carmen  and  PALOMARES-RUIZ, Ascensión. Escolhas acadêmicas e interesse vocacional em estudantes com alta capacidade matemática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.160-182.  Epub Jan 13, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802539.

A orientação acadêmica e vocacional favorece as escolhas dos escolares, assumindo importância no Ensino Médio. São apresentadas as escolhas acadêmicas e interesse vocacional de um grupo de 22 escolares que, no ano acadêmico de 2011/2012, foram diagnosticados com alta capacidade matemática. No ano acadêmico de 2017/2018, foi realizado um acompanhamento para analisar sua carreira acadêmica e preferência vocacional. A significância estatística aparece nos campos da clara tradição masculina. Resultados que fazem parte da tendência que tem sido amplamente observada de que as desigualdades de gênero persistem na sociedade e na Educação e que nas últimas décadas têm uma clara reflexão sobre a baixa escolha de alunas das disciplinas STEM, mesmo que sejam muito capazes.

Keywords : Orientação acadêmica e vocacional; Escolhas acadêmicas; Interesse vocacional; Alta capacidade matemática; Sexo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )