SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue113A multivariate statistical analysis of the performance of the Ribeirão Preto municipal schoolsIndicators and goals for school performance evaluation: a two-stage DEA analysis of the Ideb of municipal public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VASCONCELOS, Joyciane Coelho; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; ROCHA, Leonardo Andrade  and  KHAN, Ahmad Saeed. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.874-898.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802245.

O artigo tem como finalidade identificar se as infraestruturas das escolas e se os investimentos públicos em Educação contribuem para elevar o desempenho educacional. Para esse propósito, foi construído o índice de infraestrutura escolar e, em seguida, estimados modelos de regressão quantílica, baseando-se em informações referentes às despesas com Educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e escolas, obtidas no Censo Escolar da Educação Básica nos anos 2007 e 2017. Os principais resultados mostraram que a implementação de infraestrutura pelo município influencia na qualidade da Educação. De modo geral, o município que carece de mecanismos administrativos voltados para a gestão da Educação reduz sua capacidade de aplicar eficientemente os recursos destinados ao setor.

Keywords : Financiamento; Desempenho Escolar; Infraestrutura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )