SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue113Limitations of the institutional development plan of the Higher Education Federal Institutes in BrazilRowing or steering? Modes of governance for Higher Education policies in Brazil post 1990 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PARREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia  and  OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.975-999.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002803115.

O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.

Keywords : Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )