SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue114Employment of Data Envelopment Analysis (DEA) to estimate school efficiencyGraduates of a Pedagogy Course: formative and professional trajectories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CAMARGO, Milton Molano  and  SAEZ, Felipe Andrés Aliaga. Reconhecimento: uma característica das práticas pedagógicas em histórias de professores de escolas normais em contextos de conflito interno na Colômbia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.141-160.  Epub Jan 28, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902569.

Esse artigo tem como objetivo mostrar os sentidos das práticas pedagógicas narradas por professores de escolas normais localizadas em contextos educacionais impactados pelo conflito armado interno colombiano. A metodologia utilizada foi qualitativa com abordagem hermenêutica a partir da narrativa. O grupo de estudo consistia em 17 professores de 7 regiões diferentes da Colômbia afetadas pelo conflito armado interno colombiano. A prática pedagógica como lugar de reconhecimento, na perspectiva ricoeuriana, é uma dimensão central que é descrita nesse trabalho. É a categoria mais relevante que surge na maioria dos relatos dos professores e está ligada à capacidade e configuração da identidade. O professor se forma pela prática, o que lhe permite se declarar capaz de fazer, de realizar, de transformar, de liderar, e que, nesse desdobramento se sinta depositário da missão de educar.

Keywords : Reconhecimento; Prática Pedagógica; Pesquisa Narrativa; Pedagogia Narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )