SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue114Acknowledgement: a characteristic of pedagogical practices in stories of teachers from teacher training colleges in contexts of internal armed conflict in ColombiaSchool transportation program as means to improve public education in a minor rural town in Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CORREA, Carla Patrícia Quintanilha. Egressos de um Curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.161-181.  Epub Jan 28, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902335.

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a trajetória formativa e profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), instituição estadual sediada em Campos dos Goytacazes/RJ. Em 2018, realizou-se pesquisa de campo com 225 egressos (81% do total), que responderam a um formulário da Plataforma Google . A análise dos dados contou com o auxílio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a inserção profissional dos participantes na área da Educação é de 75%, enquanto 16% não atuam nesse setor e 9% estão desempregados. Os egressos que não atuam na área educacional indicaram que não o fazem por falta de oportunidade de trabalho. Sobre a formação continuada, mais da metade dos egressos já cursou ou cursa a especialização e dois egressos estão cursando o mestrado. A visão dos egressos sobre as oportunidades de formação continuada revelou dificuldades financeiras para custear a especialização privada e falta de tempo para se dedicar à pós-graduação pública.

Keywords : Egressos; Curso de Pedagogia; Inserção Profissional; Formação Continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )