SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue114Performance of undergraduate students from traditional and distance learning courses in the Enade Exams in 2015, 2016 and 2017The inclusion of students with ADHD – a decade of Special education guidelines in Santa Catarina: a model of beneficence? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

LEITE, Andriele Ferreira Muri; MIRANDA, Patrícia Ferreira  and  LOYE, Nathalie. Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.232-253.  Epub Jan 28, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902895.

A resolução colaborativa de problemas (RCP) é uma competência de extrema relevância na sociedade moderna e uma das mais valorizadas neste século. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi a primeira avaliação em larga escala a incluir a resolução de problemas em sua matriz de referência. Esse estudo preliminar se restringe aos resultados publicados nos relatórios oficiais do Programa. Aqui, especificamente, discutimos esses resultados à luz da literatura de referência, bem como descrevemos o conceito de RCP no Pisa 2015. O Brasil, dentre os 52 países participantes, ocupou a 51ª posição nas habilidades relacionadas à RCP, ficando no Nível 1 da escala de desempenho. O status socioeconômico, a variação nas escolas e o gênero relacionam-se, positivamente, com o desempenho brasileiro em RCP.

Keywords : Resolução Colaborativa de Problemas; Avaliação em Larga-Escala; Pisa; Brasil; Estudo Comparativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )