SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue115Violence and conflict as central elements for the deterioration of the educational context of Basic and Secondary Education in public educational institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CASTRO, Claudio de Moura. A curiosa história do Real Collegio dos Nobres. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.550-565.  Epub Apr 05, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003764.

O que aprendemos examinando um colégio para preparar a nobreza portuguesa, no período do Marquês de Pombal? Hoje seria inaceitável usar verbas públicas para financiar um colégio restrito à nobreza. Ou punir com cadeia a indisciplina. Ou aceitar que alguns livros eram proibidos. Em compensação, colégios públicos podiam cobrar dos alunos. Dos reitores, exigiam-se cultura e dotes morais. O mesmo com sua equipe. O regime de estudos era severíssimo. Os professores deveriam explicitar a pedagogia usada e sempre levar os alunos a aplicar na prática o que ensinavam.

Keywords : Escola; Nobreza; Rigor; Diferenças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )