Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
BARROS, Rita; MONTEIRO, Angélica and LEITE, Carlinda. Autoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.837-857. Epub July 07, 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003035.
Partindo da ideia de que os recursos digitais podem facilitar aprendizagens e que a autoestima e a motivação para aprender constituem fatores disposicionais que as favorecem, o estudo caracteriza níveis de autoestima e de motivação de mulheres reclusas, a frequentar uma formação online, na sua relação com variáveis que lhes estão associadas. Os dados foram recolhidos por meio de escalas de avaliação da autoestima e da motivação para aprender, e por entrevistas. Os resultados apontam para a existência de níveis de autoestima superiores aos que foram identificados por outros estudos, para uma complementaridade entre motivações intrínseca e extrínseca e indicam correlações significativas entre algumas das variáveis associadas à situação das reclusas. Conclui-se que a aprendizagem online influenciou a autoestima dessas mulheres, assim como a motivação para aprender.
Keywords : Educação; Prisões Femininas; Aprendizagem Online; Autoestima; Motivação.