Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
COSTA, Danilo de Melo. Sistema de Educação Superior canadense: avaliação da Agência HEQCO para o desenvolvimento da Educação na província de Ontário. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.1023-1046. Epub Nov 09, 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003489.
O Canadá é um país com um sistema educacional reconhecido, e a província de Ontário tem o maior número de estudantes matriculados na Educação Superior. Devido à sua complexidade de gestão, o governo de Ontário criou a agência “Conselho de Qualidade da Educação Superior de Ontário” (HEQCO). Por ser uma agência incomum na maioria dos países, essa pesquisa visa a entender melhor a HEQCO, sob a visão dos principais stakeholders do sistema. Para alcançar os resultados, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da realização de entrevistas com gerentes do governo canadense e aplicação de um questionário para seis professores especialistas em Ensino Superior canadense e duas lideranças estudantis. Os resultados mostraram que a HEQCO tem um papel de destaque, mas precisa de maior autonomia. A partir desse estudo, também foi constatado que, em sistemas altamente centralizados, ter uma agência atuando em questões específicas pode ser uma maneira eficiente de identificar os maiores desafios e ser mais assertivo nas ações e políticas descritas para cada localidade, auxiliando em seu desenvolvimento.
Keywords : Canada; Educação Superior; HEQCO; Ontario; Desenvolvimento.