SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue119External evaluations in Spain and their consequences on school practices and equityWhat place do the children from the 2nd grade of elementary school take in the school accountability policy in the state of Ceará? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CAMPOS, Dulce  and  COSTA, Estela. O papel do conhecimento na construção e na promulgação de uma política pública: o caso da avaliação externa das escolas em Portugal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233347.  Epub Mar 29, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103347.

No quadro da abordagem cognitiva das políticas, com base na pesquisa arquivística de textos oficiais, pesquisamos como conhecimento e política se interrelacionam nos processos de problematização e de preconização. Partimos dos produtos de duas cenas centrais: o “Governo”, enquanto autoridade pública, de cuja tomada de decisão resultou a Lei no 31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da Educação não superior e o Grupo de Trabalho mandatado pela Inspeção da Educação, em 2011, para reconfigurar o modelo inicial de avaliação. A lei e o modelo avaliativo, enquanto recetáculos do conhecimento que erigiu a política na ação pública, revelam a natureza do conhecimento que permitiu cogitar a avaliação, fabricar problemas e coletivizar soluções. Sobressaem os conhecimentos comparativo e cartográfico, que agilizam inferências de utilidade governamental e a eficácia da regulação, a partir do exemplo internacional, da evidence based policy e das boas práticas, reforçando a conveniência da política da avaliação, legitimando-a. Da análise, resultou, também, uma reflexão sobre a concomitância de formas burocráticas e pós-burocráticas no governo da Educação.

Keywords : Avaliação da Escola; Avaliação Externa; Política Educativa; Conhecimento; Inspeção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )