SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue122The Education of young people and adults in the view of the international agendas views and in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VALDES, René  and  FARDELLA, Carla. O ideal profissional de uma equipe gestora nas políticas de inclusão escolar no Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0243894.  Epub Jan 11, 2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003203894.

O objetivo deste artigo é relatar os resultados de um estudo documental sobre o ideal profissional de uma equipe de gestão prescrita por políticas de inclusão no caso emblemático do neoliberalismo chileno. Para isso, 19 textos oficiais (2011-2021) foram analisados por meio da técnica de análise de discurso com a ferramenta analítica de repertórios interpretativos. Os resultados destacam a figura de uma equipe gestora altamente demandada e responsável pelo desempenho acadêmico das escolas, com foco na cobertura curricular, na protocolização da inclusão e na gestão da participação escolar centrada no adulto. O ideal profissional que se constrói nas políticas de inclusão traz implicações, possibilidades e limitações que merecem ser discutidas em termos de liderança das escolas inclusivas.

Keywords : Inclusão; Neoliberalismo; Políticas Públicas; Chile.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )