SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue122Learning analytics and personalization of learning: a reviewState of the art of the Institutional Development Plan (PDI): survey of academic and scientific production in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CANDAU, Vera Maria Ferrão  and  IVENICKI, Ana. A pesquisa multi/intercultural na Educação: possibilidades de articulação a processos educativos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244311.  Epub Jan 11, 2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204311.

O presente artigo objetiva refletir sobre concepções da pesquisa educacional em perspectivas multiculturais, interculturais e decoloniais, problematizadoras de formas eurocentradas e homogeneizadas pelas quais questões educacionais como avaliação, currículo, planejamento educacional, formação de professores, políticas públicas, entre outras, têm sido tratadas. Nesse sentido, busca, também, articular tais considerações à análise de pesquisas institucionais, teses e dissertações, produzidas em grupos de pesquisa que têm buscado concretizar tais perspectivas no contexto das questões educativas, discutindo seus desafios e suas potencialidades.

Keywords : Multi/Interculturalismo; Decolonialidade; Pesquisa Educacional; Teses; Dissertações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )