SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue122University professors: What are the challenges and perspectives from pandemic?Education or barbarism. Thinking about pedagogy beyond survival bricolage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

LINO, Glaucya Maria Lopes  and  LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Avaliação da Educação para paz e aprendizagem ética em uma escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244232.  Epub Mar 01, 2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204232.

Este artigo discute a Educação para a Paz baseada nas virtudes aristotélicas com crianças em situação de risco. O problema da pesquisa é a violência na escola e a necessidade de ali ser construída a paz. A hipótese é a possibilidade da Educação para a Paz em áreas de risco. O objetivo é que alunos do quarto ano possam aprender e praticar a virtude da Amizade. O locus da pesquisa é uma Escola pública municipal em uma área de risco na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O projeto Living Peace é o conceito central para esta pesquisa sobre Educação para a Paz. Concluímos que a prática da Ética e a Educação para a Paz por meio da virtude é possível se os estudantes aprendem a praticar virtudes como a base de uma Cultura da Paz.

Keywords : Avaliação de Aprendizagem; Fundamentos da Educação; Ética Educação para a Paz.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )