Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060
Abstract
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos Santos and GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Discutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográfica. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.139-149. ISSN 0104-4060.
Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares.
Keywords : Currículo; Pesquisa Etnográfica; Ensino de História.