Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060
Abstract
BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho. Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão. Educ. Rev. [online]. 2004, n.24, pp.149-161. ISSN 0104-4060.
Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o espaço da diversidade? E, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (UNESCO, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: é a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O interculturalismo aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.
Keywords : Multiculturalismo; Inclusão; Diversidade; Interculturalismo.