SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46O ensino da filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticasLa formación de los profesores de filosofía u la paradoja del "giro filosófico" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

TOMAZETTI, Elisete M.. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.83-98. ISSN 0104-4060.

Nesse artigo, são apresentadas algumas ideias resultantes da pesquisa "Ensino e Aprendizagem Filosófica em Discurso", que tem como objetivo a análise das produções discursivas sobre ensino e aprendizagem filosófica materializados nos livros publicados a partir do Simpósio Sul-Brasileiro sobre Ensino de Filosofia, organizado pelo Fórum Sul de Cursos de Filosofia da Região Sul do Brasil. Durante uma década, o referido evento foi realizado, anualmente, em alguma universidade da região, com posterior publicação de um livro. Há, portanto, um significativo conjunto de livros que guardam discursos sobre o ensino de Filosofia no contexto da escola básica e sobre a formação dos professores de Filosofia nas instituições de Ensino Superior. Procurou-se realizar um exercício de análise discursiva inspirada na obra de Michel Foucault.

Keywords : Ensino de Filosofia; Filosofar; Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )