SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Convergência de recursos e mediação para inclusão digital: casos baianos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de  and  MIRANDA, Sonia Regina. Memória e história em livros didáticos de história: o PNLD em perspectiva. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.259-283. ISSN 0104-4060.

História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seus aspectos distintivo e contraditório, prioritariamente a partir da divulgação do clássico de Pierre Nora (1997). Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes (1998). Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.

Keywords : Ensino de História; História; Memória; Livros Didáticos; PNLD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )