SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisaImplementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da  and  SOUZA, Gizele de. Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2013, n.47, pp.35-50. ISSN 0104-4060.

O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola.

Keywords : Práticas Pedagógicas; Relações Raciais; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )