Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060
Abstract
WARDE, Mirian Jorge. Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.169-186. ISSN 0104-4060.
Este texto trata das fontes da Filosofia e da Psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883), onde obteve o seu título de doutor, em 1884, que lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem como os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual.
Keywords : John Dewey; Religião; Filosofia; Psicologia; Hegelianismo.