SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESP02Humor na literatura surdaAtribuição de significado à escrita, por crianças surdas usuárias de língua de sinais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SUTTON-SPENCE, Rachel. Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp02, pp.111-128. ISSN 0104-4060.

RESUMO Uma verdadeira educação bilíngue e bicultural para crianças surdas requer que elas aprendam a forma de arte surda de poesia em língua de sinais. Neste artigo apresento as vantagens e desvantagens de se fazer isto. Revisando a escassa literatura sobre o ensino de poesia sinalizada para crianças surdas, seja traduzida ou original, eu a relaciono ao uso de literatura em cenários de aprendizagem de L2. Reflexões de professores-poetas surdos do Reino Unido mostram que a criança surda prontamente se simpatiza com a poesia sinalizada, e com o foco linguístico adequado dos professores, isto as ajuda a desenvolver uma gama de habilidades linguísticas e a expressar suas emoções. Barreiras para isto, contudo, incluem a falta de treinamento e apreensão de professores surdos e ouvintes - mesmo quando os professores são poetas.

Keywords : Poesia em Língua de Sinais;; Educação Bilíngue; Poetas-Professores Surdos; Aprendizagem de Literatura Sinalizada em L1; Aprendizagem de Literatura Sinalizada em L2.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )