SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56Interactions of Rudolf Steiner with Anticolonial EducationEgocentrism or Altruism in Adolescents? An Empirical Study on Students in Waldorf, Christian and State Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Dulciene Anjos de Andrade e. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.101-113. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.41463.

Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.

Keywords : formação global do educando; ludicidade; Pedagogia Waldorf.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )