SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56Education and ludicity: a dialogue with the Waldorf PedagogyIntuitive thinking as the foundation of education toward freedom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FOLLER-MANCINI, Axel; HEUSSER, Peter  and  BUSSING, Arndt. Egocentrismo ou altruísmo na adolescência? Um estudo empírico sobre os estudantes de escolas Waldorf, confessionais cristãs e públicas. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.115-129. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.41489.

Este artigo apresenta uma síntese de um estudo sobre os posicionamentos egocêntricos na adolescência realizado em três contextos escolares diferentes. A análise permitiu determinar que o posicionamento egocêntrico está relacionado a dois fatores: o sentido do próprio bem-estar (eudemonismo) e a convicção de que "a compaixão evita a busca por iniciativas próprias". Estes fatores foram correlacionados com a satisfação no contexto escolar específico, a orientação espiritual e a ideia de ajudar os outros. Os posicionamentos e os ideais éticos diferem entre os estudantes dos três contextos escolares: escolas Waldorf, escolas cristãs e escolas públicas. Os resultados confirmam que a tendência egocêntrica foi significativamente inferior no grupo feminino de adolescentes. Este artigo convida à reflexão acerca do papel do contexto escolar no processo de desenvolvimento da etapa adolescente à adulta dos estudantes.

Keywords : egocentrismo; adolescência; altruísmo; Rudolf Steiner.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )