SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56Critical theory and post-structuralism: brief notes for a possible confrontation between Adorno and DeleuzeChildhood and adolescence: how do school complaints arrive at the mental health service? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARTINS, Ernesto Candeias. A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.163-180. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.40978.

A corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do 'corpo' com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do 'corpo' e da 'corporeidade' no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à 'corporeidade' em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.

Keywords : corporeidade; filosofia do corpo; aprendizagem escolar; Merleau-Ponty; Zubiri..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )