SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56Body, gender and sexuality in teacher training: a meta-analysisEpistemologies pointers of "Brazil-Medico": Education and Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidades. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.207-224. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.38374.

O presente artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos às políticas culturais brasileiras e seus empenhamentos pedagógicos, principalmente quanto à educação patrimonial. Por meio de uma análise sociológica, o autor aborda uma transição atinente às políticas e práticas de educação patrimonial, identificando um deslocamento em suas posições institucionais: de discursos monoidentitários, próprios do Nacionalismo Moderno, a processos políticos de reconhecimento e democratização cultural.

Keywords : educação patrimonial; políticas culturais; identidade; reconhecimento..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )