SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56Culture heritage education and the dissolution of mono-identitiesOn the constitution of Portuguese teaching in Brazil: stylistics and the production of a memory in Infância, by Graciliano Ramos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MENDES, Maria Isabel Brandão de S.  and  NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Indicadores epistemológicos do "Brazil-Medico": Educação e Educação Física. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.225-241. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.40471.

O artigo evidencia relações entre a Educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico "Brazil-Medico", do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na Educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na Educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade.

Keywords : saúde; Educação Física; corpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )